terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caponata de Abobrinha

A caponata é um prato vegetariano preparado a base de berinjelas, tomates, vinagre e outros legumes. O ideal é não consumir na hora e deixar curtindo, para que o sabor seja realçado. O bacana é guardar dentro de vidros esterilizados e utilizar alguns dias depois, gelada, com pães, massas ou como salada mesmo. É conhecida como um antepasto italiano ( se bem que há dúvidas de sua criação na Espanha) e chegando aqui, passou pela criatividade brasileira...

Você pode usar berinjelas, abobrinhas ou as duas juntas. 
Eu fui de abobrinhas, porque tinha duas dando sopa por aqui. 
Ficou muito bom e o povo até se animou! E, mais fácil...impossível!!

Coloquei numa panela de pressão: 2 abobrinhas com casca cortada em cubos (ou berinjela, ou as duas), 1 cebola cortada em cubos, 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos, 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos, 50 g de azeitonas verdes em rodelas, 50 g de uvas passas brancas (pode ser a preta também), 5 dentes de alho picados em rodelas, 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto, 1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem, pimenta do reino e sal a gosto.

Agora vem a parte mais difícil...Tampei a panela e assim que pegou pressão (xiiiiiiii), contei 3 minutos e desliguei. Não deixe ultrapassar os 3 minutos, senão já era!

#Se quiser, coloque o azeite depois. A abobrinha tem muita água e eu tirei um pouco do líquido que se formou depois que ficou pronto, deixe o azeite para o final. Fica muito gostosa! Um ótimo prato pra acompanhar esse calorão que está fazendo e muito saudável também.

2 comentários:

Lucia disse...

Adoro abobrinhas,e não conhecia essa Caponata. Já tinha feito com berinjela, uma ótima opção.Gostei!

Unknown disse...

Que bom! E feita na panela de pressão é vapt-vupt!