Hoje incluí no cardápio aqui de casa as aventureiras dos mares... As famosas, saborosas e populares... tcharan...sardinhas! Elas estavam fresquinhas: olhos brilhantes, brânquias avermelhadas e o cheirinho característico de uma boa sardinha fresca, como tem que ser!!
É hoje que vou me fartar de ácido graxo ômega 3!! Uau!! Aquele famoso, que as pessoas correm atrás, porque ajuda a prevenir várias doenças...você sabe, né?? Só que muita gente não sabe, que ela é uma ótima fonte de proteínas (como todo peixe que se preze tem que ser!); e inclusive do tal ômega 3, e não têm o hábito de consumir as gloriosas sardinhas...(será que é pelo custo baixo??)
Aliás, no quisito Ranking do Ômega 3, a sardinha ocupa o 3° lugar (depois da cavala e do arenque); o carésimo salmão vem depois, e após... o famoso bacalhau (caro pra caramba, mas gostoso demais...).
Outra coisa, frita não rola... por causa da alta temperatura que destrói esse ácido, e aí, adeus ômega 3.
Sendo assim... depois dessa overdose de informações, vamos à receita que acabou virando um banquete!
Comece tirando o espinhaço das sardinhas e deixe-as em filé. Cozinhe algumas batatas al dente. Depois as cascas e corte-as em rodelas não muito grossas.
Aí fica moleza, pegue um pedaço de papel laminado, coloque umas 6 rodelas de batatas (faz uma cama), pitada de sal, pimenta do reino, azeite do bom...coloque uma sardinha em cima (pingue limão, pitada de sal, azeite,pimenta do reino). Então, abuse de sua criatividade... coloque em cima da sardinha fatias de pimentão, cebola em rodelas finas, azeite e o que mais vier na sua cabeça.
Feche o papel laminado, deixando em cima um pouco aberto para cozinhar e assar as dondocas.
Coloque numa forma e ...forno médio preaquecido por uns 30 minutos.
**Ficam um arraso!! O papelote você abre no prato e ... uma boa saladinha verde pra acompanhar.
**Ficam um arraso!! O papelote você abre no prato e ... uma boa saladinha verde pra acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário