Esta receita tirei do meu caderninho de "receitas secretas". E como na cozinha, o que vale é inventar...eu estrapolei desta vez. Na verdade, era pra ser chamado de pão de ervas, porque eu coloquei todas que eu tinha direito e a linhaça, evidentemente. Exagerada??? Não, só um pouquinho...Oras, deu super certo!! Macio, saboroso, perfumado e teve gente que comeu de uma bocada só!!
Bom, primeiro você pega 2 tabletes (30 g) de fermento biológico fresco e dissolve com uma colher (sobremesa) de açúcar. Junte 1/4 de xícara (chá) de água morna e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Mexa e deixe crescer até dobrar de volume.
Então no liquidificador, você bate 100 g de linhaça escura com 280 ml de leite, até triturar bem.
Isso feito, transfira para uma tigela e junte a mistura de fermento, 1 ovo levemente batido, 1/4 de xícara (chá) de óleo (usei de milho), 1 colher (chá) de sal, 1/2 colher (sopa) de orégano seco, 1 colher (sopa) de manjericão bem picadinho e 1/2 colher (sopa) de alecrim. Aos poucos vá agregando cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo, e amasse até formar uma bola lisa e macia. Cubra e reserve até dobrar de volume.
Massa crescida, coloque dentro de uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. E espere dobrar de volume novamente. Polvilhe linhaça ou gergelim e asse em forno preaquecido (200°C) por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourar.
PS.: Se você não quiser colocar as ervas e usar só a linhaça, fica muuuiito bom também!!
3 comentários:
eu também sou apologista de deitar um monte de ervas e sementes para dentro dos pães, e nunca me dei mal com isso.
este pão ficou escurinho, mesmo como eu gosto!
É verdade! Sem dizer dos benefícios que essas ervas nos proporcionam,do sabor e do perfume que as ervas exalam, dando um toque todo especial ao pão.Aliás, tenho os meus vasinhos aqui do lado e as utilizo direto nos meus temperos.Bjs e obrigada por estar atenta à minha cozinha.Adorei!
Parabéns Maisa delicia de receita,vou levar!
Faz bem a saúde,com certeza!!! Adoro!!!
Sucesso sempre...
Paz e luz para humanidade
Postar um comentário