segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pão de Linhaça

Já deu pra notar que estou na fase de pães, aliás ultimamente ele está reinando total na minha cozinha.
Esta receita tirei do meu caderninho de "receitas secretas". E como na cozinha, o que vale é inventar...eu estrapolei desta vez. Na verdade, era pra ser chamado de pão de ervas, porque eu coloquei todas que eu tinha direito e a linhaça, evidentemente. Exagerada??? Não, só um pouquinho...Oras, deu super certo!! Macio, saboroso, perfumado e teve gente que comeu de uma bocada só!!

Bom, primeiro você pega 2 tabletes (30 g) de fermento biológico fresco e dissolve com uma colher (sobremesa) de açúcar. Junte 1/4 de xícara (chá) de água morna e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Mexa e deixe crescer até dobrar de volume.

Então no liquidificador, você bate 100 g de linhaça escura com 280 ml de leite, até triturar bem.

Isso feito, transfira para uma tigela e junte a mistura de fermento, 1 ovo levemente batido, 1/4 de xícara (chá) de óleo (usei de milho), 1 colher (chá) de sal, 1/2 colher (sopa) de orégano seco, 1 colher (sopa) de manjericão bem picadinho e 1/2 colher (sopa) de alecrim. Aos poucos vá agregando cerca de 1/2 quilo de farinha de trigo, e amasse até formar uma bola lisa e macia. Cubra e reserve até dobrar de volume.

Massa crescida, coloque dentro de uma forma de bolo inglês, untada e enfarinhada. E espere dobrar de volume novamente. Polvilhe linhaça ou gergelim e asse em forno preaquecido (200°C) por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourar.

PS.: Se você não quiser colocar as ervas e usar só a linhaça, fica muuuiito bom também!!

3 comentários:

risonha disse...

eu também sou apologista de deitar um monte de ervas e sementes para dentro dos pães, e nunca me dei mal com isso.
este pão ficou escurinho, mesmo como eu gosto!

Unknown disse...

É verdade! Sem dizer dos benefícios que essas ervas nos proporcionam,do sabor e do perfume que as ervas exalam, dando um toque todo especial ao pão.Aliás, tenho os meus vasinhos aqui do lado e as utilizo direto nos meus temperos.Bjs e obrigada por estar atenta à minha cozinha.Adorei!

Anônimo disse...

Parabéns Maisa delicia de receita,vou levar!
Faz bem a saúde,com certeza!!! Adoro!!!
Sucesso sempre...
Paz e luz para humanidade