domingo, 28 de novembro de 2010

Trança de Chocolate e Damasco

Sabe aqueles dias que você acorda com uma preguiça daquelas, a fim de nadica de nada?! Aliás, já acionei meu piloto automático, porque hoje ...nem com reza brava!
Mas, como não fico longe da minha cozinha, fiz uma trança de tirar o fôlego. Claro, quanto mais doces forem os momentos... melhor!! Esta trança é de chocolate com damasco; absolutamente linda, crocante por fora, macia por dentro! Um arraso!!

Coloquei 225 g de farinha de trigo numa tigela, 1/2 colher (chá) de sal e esfarelei com 3 colheres (sopa) de manteiga. Adicionei 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento biológico seco, 1 ovo batido e despejei 6 colheres (sopa) de leite morno, aos poucos, o suficiente para deixar a massa bem macia.

Em seguida, sovei em superfície enfarinhada por mais ou menos 10 minutos, até que a massa ficasse elástica e macia. Abri um retângulo de massa de 30 x 18 cm mais ou menos.

Bati menos de l00 g de manteiga sem sal (umas 80 g) com 3 colheres (sopa) de açúcar em uma tigela, até obter um creme. Misturei 4 damascos cortados em pedacinhos, pedaços de chocolate ao leite (meio tablete) e 1 colher (sopa) de raspas de laranja.

Espalhei essa mistura sobre a massa. Enrolei a massa como se fosse rocambole, com uns 35 cm mais ou menos. Com um faca afiada, cortei o rocambole no sentido do comprimento, dividindo-o em 3 tiras da mesma largura, mantendo unidas uma das pontas.

Trancei as tiras, juntei as pontas e coloquei em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Cubri com um pano e deixei dobrar de tamanho.

Preaqueci o forno médio e assei por 10 minutos. Depois, cobri com papel alumínio e assei por mais 20 minutos, até crescer e dourar.

Misturei 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 2 colheres (sopa) de suco de laranja para formar um glacê. Espalhei sobre a trança ainda quente.

#Servi ainda quente, mesmo porque é impossível deixá-la esfriar. Quando você viu...já foi!!


2 comentários:

Talita disse...

QUe trança linda! A massa parece muito levinha e macia! E a combinação um espetáculo.

O que me surpreende é você ter conseguido fazer um pão desse num dia de preguiça! Quem dera eu... rsrs

Beijos

Unknown disse...

Talita,vc acertou...leve e macia, mas faz croc...croc...por fora. Agora,a preguiça bateu mais forte mesmo na hora de lavar a louça!Bjs!