quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Polenta Recheada

Hoje levantei com vontade de comer polenta, aliás visualizei o prato pronto na minha frente prestes a ser devorado (nossa! acho que estou ficando gulosa demais!!).
Aquela polentinha molinha, com molho a bolonhesa, um exagero de queijo parmesão ralado na hora... derretendooooo...humm!
E pra babar no teclado, fiz a polenta recheada !!Trem bão demaiss!!

A polenta é a de sempre:

Refoguei 1 cebola média picadinha e 2 dentes de alho amassados com 2 colheres (sopa) de manteiga até começarem a dourar.

Então acrescentei 1 litro de água fria e 2 cubos de caldo de galinha e deixei ferver; antes, separei um pouco da água pra diluir 2 xícaras (chá) de fubá .

Quando levantou fervura, fui acrescentando aos pouco o fubá diluido e mexe, mexe, mexe... porque polenta não tem jeito, tem que mexer (diminua o fogo para cozinhar bem). E aí, é só ver o ponto...eu gosto dela bem molinha!

Para o recheio e molho:

Refoguei 500g de carne moída em 2 colheres (sopa) de azeite até ficar soltinha. Então, juntei 1 cebola grande picadinha e 2 dentes de alho picados.

Refoguei mais um pouco e temperei com sal a gosto e pimenta do reino. Acrescentei 2 tomates sem sementes em cubinhos, mexi e deixei cozinhar. Pra finalizar, salsa picadinha a gosto e retirei do fogo.

Separei metade do refogado para o recheio. Com a outra metade, acrescentei 1 lata de molho de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixei ferver por alguns minutos, até dar uma engrossadinha.

Montei assim:

Despejei metade da polenta em um refratário, recheei com a carne moída, espalhei o restante da polenta e cubri com o molho.

Polvilhei parmesão ralado e levei ao forno médio preaquecido até aquecer e gratinar.

E  pra ficar tudo mais completo... uma saladinha básica de agrião, sim porque pra mim, polenta tem que ter agrião pra acompanhar, como a rabada !! É ou não é um rango bom!!!!!

# Sobrou um pouco...Ah! Que pena! Vale a pena ver de novo ? Claro que vale, no outro dia, foi para o forno novamente... macia, cremosa e deliciosa!

9 comentários:

Anônimo disse...

Adorei...Vou fazer e depois eu lhe escrevo e comento o feito.

Unknown disse...

Que bom !Então estou aguardando, mas tenho certeza que vai adorar!!

Nani disse...

Amo de paixão, o pratinho tudo de bão!
Beijos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Olá Maísa, conheci seu blog hoje e já adorei a sua cozinha, estarei te acompanhando! Quando tiver um tempinho faça uma visitinha na minha, ok? Bjinhos

Anônimo disse...

Gostei da ideia,uma nova maneira de fazer polenta!!!

Unknown disse...

Nani, obrigada por me acompanhar!Beijão

Paula, irei visitá-la com certeza!Bem-vinda a esta cozinha!!!


Anônimo,fico feliz por ter gostado. Agora, tem que provar né?!

katyniê disse...

Nossa to babando no teclado, vou fazer ja! ta com cara de ser mtomtomto bom mesmo! :D

Anônimo disse...

Fiz e ficou ótima

Unknown disse...

Que booommm!!Obrigada pelo retorno...Fico feliz!bjs