segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apfelstrudel



O apfelstrudel é uma sobremesa austríaca conhecida internacionalmente, na Alemanha é conhecida apenas por strudel. É um folhado de maçãs e passas, e quem experimenta... jamais esquece.

Minha sogra (austríaca) fazia divinamente, o dela era imbatível...Tive o prazer de experimentá-lo diversas vezes quando ia visitá-la e ela ainda fazia questão de me dar sempre um pedacinho embrulhado cuidadosamente pra eu comer no dia seguinte. Claro que eu não me fazia de rogada e pegava rapidinho... Ela sabia que eu a-do-ra-va!

Agora, o mais sensacional, foi vê-la fazer o apfelstrudel... Gente, vocês não tem noção... eu ficava espantada!! É... porque a bolinha de massa ia sendo esticada...esticada...puxa daqui...puxa dali... e a massa  ficava do tamanho da mesa. Ela ia esticando com o dorso das mãos e a massa ia ficando fininha e cada vez mais transparente.

Momentos únicos, inesquecíveis e deliciosos, que o "estar" na cozinha ao lado de pessoas queridas, nos proporciona!!! Amém!

Eu fiz no olhômetro... mas, vamos lá...

Peneirei numa vasilha 400 g de farinha de trigo e uma pitada de sal. Abri uma cova no meio e coloquei 4 colheres (sopa) de água morna, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e 1 ovo pequeno batido.

Misturei com uma colher de pau e depois fui trabalhando a massa com as mãos, amassando e sovando,dando batidas com a massa na bancada (aproveita e descarrega toda energia acumulada rsrsrs). Trabalhei a massa por uns 10 minutos. Deixei a massa descansando por umas 2 horas (ela não cresce, só fica elástica).

Ok. Estendi uma toalha na mesa, polvilhei um pouco de trigo (pouco), abri a massa com um rolo e depois fui esticando a massa com o dorso das mãos e puxando com as pontas dos dedos com bastante cuidado para não rasgá-la, até deixá-la transparente.

Quando achei que já havia esticado o bastante, cortei as beiradas com uma faca.

Para o recheio usei: 5 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas, 100 g de uva-passa escura e sem caroço (eu usei a clara e a escura), 4 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de canela em pó, 3 colheres (sopa) de farinha de rosca.
Usei também 2 colheres (sopa) de açúcar e sumo de 1 limão para polvilhar as maçãs assim que descascá-las; rum para molhar a uva-passa.

Descasquei as maçãs, tirando os miolos e os caroços. Cortei em fatias finas, polvilhei com as 2 colheres de açúcar e juntei o sumo de limão. Mexi e reservei.
As uvas-passas deixei embebidas com um pouquinho de rum.
Obs: Quando for utilizar as maçãs e as uvas-passas, escorrer bem o líquido acumulado.

Massa bem esticadinha, derreti a manteiga e com um pincel fui besuntando a massa.

Em seguida, salpiquei a farinha de rosca, fui espalhando as maçãs de uma ponta até a metade da massa (não espalhe o recheio na massa toda, sempre até a metade), depois espalhei por cima  as uvas-passas. Salpiquei  o açúcar e a canela. Se quiser pode colocar também casca de limão ralado.

Isso feito, dobrei para dentro as duas laterais e com a ajuda da toalha fui enrolando como rocambole.

Tranferi o apfelstrudel para uma forma untada com manteiga e besuntei ele todinho também.

Levei para assar l0 minutos em temperatura alta e reduzi para o forno médio por 30 minutos.

Depois que a maravilha saiu do forno, peneirei por cima açúcar de confeiteiro. Falar mais pra quê?!Bom demais!! Sem falar no perfume das maçãs que ficou no ar...

6 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Morri de saudade do strudel da minha avó alemã agora! Lindo, Maísa! E dá um trabalhão... :D

Maísa disse...

É verdade, mas o resultado dessa delícia compensa qualquer trabalho, além de ser divertido também! Obrigada Pat!!

cecília disse...

Adorei esta estória de mostrar as fotos do passo a passo.

Estou com água na boca. Adoro strudel!!!!!!!!!!


Parabéns!!!!!!!

Maísa disse...

Obrigada, Cecília! E bem-vinda a minha cozinha!!!Beijocas!

Patricia Anselmi disse...

Oi, tudo bem?
Estou xeretando seu blog...
Muito legal. Parabéns..
Patricia Anselmi

Maísa disse...

Oi,Patricia! Fique à vontade para xeretar o quanto quiser...Seja bem-vinda a esta cozinha!!Bjo.