segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Escondidinho


Yessss, hoje fui de Escondidinho!! E o meu preferido é aquele feito à base de mandioca e carne seca (também conhecida com charque).
Help... é de dar água na boca, uma combinação perfeita e um sabor incrível!!
Garanto que você vai gostar, além  de ser um sucesso e muito simples de fazer.

Agora... que tem segredinho, ah...isso tem!!
Na verdade, o segredo está em usar uma mandioca (também conhecida como aipim, macaxeira etc) bem macia para o purê.
Outro segredinho, é deixar a carne-seca bem molinha e bem úmida na hora de refogá-la.

Fiz assim:
Dessalguei a carne-seca (500 g) deixando de molho em água fria de um dia para o outro na geladeira, trocando algumas vezes a água. No outro dia, escorri a água e coloquei a carne na panela de pressão, e cubri com água fria. Cozinhei por uns 35 minutos.

Deixei esfriar e retirei as gordurinhas. Depois, deixei a carne-seca bem desfiadinha.

Numa panela coloquei um pouco de azeite e 2 colheres (sopa) de manteiga (bem cheias) + 2 cebolas grandes cortadas em tiras + 2 dentes de alho esmagados. Deixei murchar e acrescentei a carne-seca.

Dei uma refogadinha e corrigi o sal.  Acrescentei bastante salsa picada, coentro, cebolinha verde,  pimenta-do-reino e se quiser 1 colher (sopa) de vinagre (eu não coloquei!). Desliguei e reservei.

Para o purê é aquela receitinha básica que você já sabe:

Descasquei e cozinhei a mandioca (1 quilo) até  desmanchar.

Amassei com o garfo mesmo (se quiser use o espremedor de batatas).

Numa panela coloquei a mandioca amassada + 1 colher (sopa bem cheia) de manteiga + 1/2 xícara (chá) de leite + noz moscada raladinha (só um pouquinho) + pimenta-do-reino branca, sal e misturei (se achar necessário coloque mais um pouco de leite).

Untei um refratário com azeite, coloquei metade do purê e alisei bem. Coloquei a carne refogada em cima do purê e espalhei (como tinha duas fatias de muçarela, cortei em pedaços e coloquei em cima da carne).

A seguir, espalhei a outra metado do purê por cima.

Pra finalizar, ralei bastante queijo parmesão por cima (se você usar o queijo coalho fica show!) e levei ao forno quente para gratinar por 10 minutos.

É de comer ajoelhada!!!!

6 comentários:

Glaucia disse...

Gostei da ideia, não conhecia esse tal de escondidinho, mas já tinha ouvido falar. Deve ter ficado muito gostoso. Gostaria de saber o que são essas bolinhas vermelhas?

Unknown disse...

Faz Glaucia...depois me conta!
Pra enfeitar eu coloquei pimenta biquinho.
Sou maluca por pimenta e essa além de não ser muito ardida, é muito bonitinha!

Nani disse...

Lindão, amo de paixão. Meu maior problema é encontrar a mandioca bem macia pra fazer, aff
Beijos

Unknown disse...

Concordo com vc, porque mandioca já é dura por natureza!!! O que sei é que a casca deve se soltar com facilidade e ela não pd ter manchinhas pretas...tem que estar branquinha!Bjokas!!

Receitas Especiais disse...

Eu já comi de frango, sei que com outros recheios tambem são bons.
Este esta lindo.

Anônimo disse...

Nossa , escondidinho de carne seca é tudo de bom e esse bem temperado deve ser uma delícia.O meu eu faço misturando creme de leite na massa e forro o fundo antes do recheio com um copo de requeijão. Também fica muito bom, mas vou experimentar esse mais light.