quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Canelone Invertido


Esta receita de canelone invertido é massa !
Divertido de fazer, rápido, você pode adiantar o preparo um dia antes, deixando os canelones enroladinhos com o recheio na geladeira; dar um rolê no dia seguinte e quando voltar, finalizar o prato com um belo e saboroso molho branco. O resto o forno faz !

E ó... o pessoal vai pensar que você ficou hoooras no preparo, porque o toque de ricota do recheio é muito especial, além de saudável, né??
E se ainda quiser incrementar com algumas nozes picadas no recheio...aí então é o céu!

Comecei passando 200 g de ricota fresca pela peneira grossa. Em seguida temperei a ricota com 2 colheres (sopa) de azeite do booomm, 1/2 xícara de salsa picadinha (ou cebolinha), sal, pimenta-do-reino, fondor, noz moscada e o que mais você desejar. Mexi e reservei na geladeira.

Cozinhei 300 g de macarrão cabelo de anjo (ao dente, cuidado que ele amolece rápido!). Escorri e joguei um pouquinho de azeite. Reservei.

Então montei os canelones: Uma fatia de presunto + uma de muçarela (em cima) + um pouquinho de cabelo de anjo + um pouquinho de ricota e enrolei. Usei 300 g de presunto e 300 g de muçarela.

Como eu estava a fim de pegar uma praia, fiz isso um dia antes e deixei na geladeira.

No dia seguinte, preparei os molhos e fiz a montagem final do prato assim:


Molho branco clássico: Derreti 50 g de manteiga e incorporei a ela 50 g de farinha de trigo. Fui acrescentando 1 litro de leite devagar e mexendo para não empelotar. Adicionei sal, pimenta-do-reino, noz moscada raladinha e fui mexendo até engrossar.

Coloquei o molho branco num refratário e por cima os rolinhos em pé, cortados ao meio (cortei em 3).

Bati 1 lata de tomate pelado e levei ao fogo para apurar com cebola, salsa, manjericão e sal. Isto feito, espalhei entre os canelones (é só um pouco não precisa cobrir!).

Polvilhei queijo parmesão e levei ao forno para gratinar.

by chef Jurandyr Affonso com leves modificações minhas.


Aí... é só esperar 2011 chegar, porque este prato é só Alegria!!! Whoo Whoo!!!!

Nenhum comentário: