quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Quibe Assado

Eu adoooro quibe, mas o meu preferido é o assado (também conhecido como quibe de bandeja), por motivos óbvios, é claro. E principalmente, por ser um prato único, rápido e por não precisar de muitos malabarismos na execução.
Mesmo sendo um prato único, não dispensei uma saladinha verde bem esperta, que sempre cai muito bem.
Também usei e abusei do limãozinho e do molho tabasco na hora de servir, porque "quando o diabo atenta" ...o jeito é tascar pimenta... e muuuuita !Delííícia!

                                                Quibe Assado

Deixe 1/2 quilo de trigo para quibe de molho em 1 litro de água fervente e 2 cubos de caldo de carne até amornar. Escorra, esprema bem o trigo para retirar toda água.

Depois, junte a ele, 1/2 quilo de carne moída 2 vezes (escolha carne de primeira) + 2 cebolas médias picadinhas + hortelã picada a gosto + pimenta síria a gosto (muuuito) + salsa picadinha (bastante) + 3 dentes de alho amassados.

Agora, amasse tudo até dar liga e ficar fácil de manipular, para isso, vá regando com azeite de oliva.


Recheio: Refogue 300 g de carne moída em 2 colheres (sopa) de azeite até ficar soltinha. Junte 1 cebola grande picadinha, 1 dente de alho amassado e refogue um pouco mais. Adicione 2 tomates picadinhos e tempere com sal e pimenta a gosto. Retire do fogo quando o tomate cozinhar.

Montagem: Unte um refratário retangular com manteiga (32 x 22 cm mais ou menos) e forre o fundo e as laterais com metade da massa de trigo. Recheie com a carne refogada e cubra com a massa restante.

Trace losangos ou quadrados superficiais com a ponta da faca para facilitar o corte depois de assado e regue com azeite (muuuuito).

Asse em forno médio-alto preaquecido (220°C) em banho-maria, coberto com papel-alumínio, por cerca de 40 minutos. Descubra e asse em temperatura mais baixa até dourar (cerca de 15 minutos).

Pronto, yahabib!! Aí, é só cair de boca e se fartar deste delicioso quibe, ou será kibe?

7 comentários:

Deborah - Delicias1001 disse...

Também faço quibe assado aqui em casa. Pra que usar óleo fritando? Mais saudável, né?
Deve estar realmente uma delícia. Que visual, hein?
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Josy disse...

Maisa

Adoro kibe assado, prefiro até ele assim do que o frito, acho mais saudável e até mais saboroso. Recheado com carne moída fica perfeito. Existem receitas que é sómente o kibe assado e sem recheio, mas com recheio fica muito bom. Gostei

Bjcas

Maísa disse...

Meninas,
Este kibe ficou um espetáculo, muito saboroso e macio de desmanchar na boca.
Deborah e Josy, beijão pra vcs.

Ale Quejinho disse...

Amooooo tambem, faco sempre.
Ale

Talita disse...

Hummmm... Eu também amo quibe assado. Ainda mais depois que descobri que colocando maionese na massa fica melhor ainda. Bem úmido... Delícia.

Beijos

Maísa disse...

Ah ééééé Talita!!!Pq não me falou antesss???No próximo vou experimentar ok? Beijinho

Patricia disse...

Adoro quibe!!E esse tá bem fácil e delicioso.bjs