quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Torta Crocante de Frango Diferente


Sabe aquele franguinho assado de domingo? Pois então, sobrou o peito e resolvi reaproveitá-lo numa torta um pouco diferente, facílima de fazer e a massa saborosíssima e super crocante.

A torta era pra ser fechada com tiras da massa formando treliça, mas como eu estava com pressa e sem muita paciência (leia-se nenhuma), fui de pá...puns mesmo, ou seja, sem nenhum compromisso estético e louquinha pra colocar no forno.

Ficou deliciosa e o recheio aparecendo pelos buraquinhos deu um charme especial na torta. Aprovadíssima!!

Para a massa:
Misturei numa vasilha 3 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 tablete de caldo de carne esfarelado, 3 colheres (sopa) de manteiga, + ou - 3/5 de xícara (chá) de água gelada, 2 ovos e sovei até formar uma bola homogênea. Depois deixei descansar por 20 minutos.

Para o recheio:
Desfiei o frango finamente. Aqueci um pouco de azeite e refoguei uma cebola picadinha e 3 dentes de alho amassados. Juntei o frango e 2 tomates em cubinhos. Refoguei uns 3 minutos. Acrescentei 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 xícara de chá de leite, mexendo sempre até engrossar.Corrigi o sal, pimenta-do-reino, salsa picadinha e deixei esfriar.

Montagem:
Dividi a massa em 3 partes. Abri 2 porções e forrei a base e a lateral de uma forma de fundo removível untada (22 cm de diâmetro). Fiz vários furos no fundo com um garfo e espalhei o recheio.
Abri o restante da massa e cortei tiras de 1 a 1,5cm de largura para cobrir a torta formando uma treliça.
Pincelei uma gema e levei ao forno médio preaquecido (200°C) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

#Eu usei a sobra do frango assado de domingo, mas você poderá usar 600 g de peito de frango cozido com 1 folha de louro, 1 galhinho de alecrim, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, ervillhas, azeitonas e seguir os passos acima; ou tentar um outro recheio, porque a massa é 10 !!

4 comentários:

Joel de Sousa Carvalho disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Maísa disse...

Joel, obrigada por estar aqui em minha cozinha e pelos elogios.
A vida é mãe e vai te ajudar também a vencer esse desafio na cozinha. Com o tempo, entre erros e acertos, botando sal demais, sal de menos vc vai pegando o jeito e quem sabe fará da cozinha seu lugar preferido, hein?!
Pode deixar que estarei de olho no seu blog! Abraço!

jane disse...

Tortas...meu salgado PREFERIDO!!!!!!!adorei a receita e antes de terminar as férias vou arriscar.....adoro palmito será que dá p acrescentar no recheio??!!BjUX!

Maísa disse...

Mas é claro! Agora, camarão com palmito tb é uma boa pedida!Beijim!