quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Torta Crocante de Frango Diferente


Sabe aquele franguinho assado de domingo? Pois então, sobrou o peito e resolvi reaproveitá-lo numa torta um pouco diferente, facílima de fazer e a massa saborosíssima e super crocante.

A torta era pra ser fechada com tiras da massa formando treliça, mas como eu estava com pressa e sem muita paciência (leia-se nenhuma), fui de pá...puns mesmo, ou seja, sem nenhum compromisso estético e louquinha pra colocar no forno.

Ficou deliciosa e o recheio aparecendo pelos buraquinhos deu um charme especial na torta. Aprovadíssima!!

Para a massa:
Misturei numa vasilha 3 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 1 tablete de caldo de carne esfarelado, 3 colheres (sopa) de manteiga, + ou - 3/5 de xícara (chá) de água gelada, 2 ovos e sovei até formar uma bola homogênea. Depois deixei descansar por 20 minutos.

Para o recheio:
Desfiei o frango finamente. Aqueci um pouco de azeite e refoguei uma cebola picadinha e 3 dentes de alho amassados. Juntei o frango e 2 tomates em cubinhos. Refoguei uns 3 minutos. Acrescentei 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 xícara de chá de leite, mexendo sempre até engrossar.Corrigi o sal, pimenta-do-reino, salsa picadinha e deixei esfriar.

Montagem:
Dividi a massa em 3 partes. Abri 2 porções e forrei a base e a lateral de uma forma de fundo removível untada (22 cm de diâmetro). Fiz vários furos no fundo com um garfo e espalhei o recheio.
Abri o restante da massa e cortei tiras de 1 a 1,5cm de largura para cobrir a torta formando uma treliça.
Pincelei uma gema e levei ao forno médio preaquecido (200°C) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

#Eu usei a sobra do frango assado de domingo, mas você poderá usar 600 g de peito de frango cozido com 1 folha de louro, 1 galhinho de alecrim, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, ervillhas, azeitonas e seguir os passos acima; ou tentar um outro recheio, porque a massa é 10 !!

3 comentários:

Unknown disse...

Joel, obrigada por estar aqui em minha cozinha e pelos elogios.
A vida é mãe e vai te ajudar também a vencer esse desafio na cozinha. Com o tempo, entre erros e acertos, botando sal demais, sal de menos vc vai pegando o jeito e quem sabe fará da cozinha seu lugar preferido, hein?!
Pode deixar que estarei de olho no seu blog! Abraço!

Unknown disse...

Tortas...meu salgado PREFERIDO!!!!!!!adorei a receita e antes de terminar as férias vou arriscar.....adoro palmito será que dá p acrescentar no recheio??!!BjUX!

Unknown disse...

Mas é claro! Agora, camarão com palmito tb é uma boa pedida!Beijim!