domingo, 9 de janeiro de 2011

Trança com Frutas Cristalizadas


Domingão...sol...praia...aquela leseira de sempre, vontade de não fazer nada, além de curtir a natureza beeem de pertinho e colocar a leitura em ordem.
Mas, é aquela coisa né? Não dá pra passar pela cozinha fazendo cara de paisagem... ainda mais quando você abre a geladeira e acha lá no cantinho escondidinhas, algumas frutinhas cristalizadas dando bobeira desde o Natal.

Aí, o inevitável...saí à procura do meu velho caderninho de receitas e mandei ver numa trança de frutas cristalizadas para o lanchinho da tarde.
Gente... ela ficou tãããão enoooorme! Pensei que não fosse nem entrar no forno...rsrsrs...cresceu pra caramba !

Realmente, desta vez exagerei, aliás, eu sou mesmo uma exagerada assumida! Mas também, ninguém é perfeito, muito menos minha trança que saiu do padrão (confesso que sempre tive dificuldades com tranças, até nos cabelos), que apesar de gigantesca... ficou lindona e deliciosa que só!

A coisa é fácil é só seguir os passos...
Comecei fazendo a esponja:
Diluí 3 tabletes (45 g) de fermento biológico fresco em 3 colheres (sopa) de açúcar e juntei 3/4 de xícara (chá) de leite mooorninho (150 ml) e 1 xícara (chá) de farinha de trigo. Misturei e deixei levedar por 20 minutos.

Isso feito, fiz a massa adicionando à esponja 3 ovos, 3 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) de sal e 500 g de farinha de trigo  aos poucos, enquanto sovava até obter uma bola lisa e macia que desprendesse das mãos. Cubri e deixei crescer até dobrar de volume.

Enquanto isso fiz o recheio: Juntei 1 xícara (chá) de uvas-passas claras sem sementes (usei escuras também), 3/4 de xícara (chá) de casca de laranja cristalizada picada, 1 xícara de frutas cristalizadas (mix), 1 colher (sopa) de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 gema peneirada. Misturei tudo e reservei.

Massa crescida, sovei novamente. Dividi a massa em 3 partes e fui abrindo retângulos do mesmo tamanho e colocando o recheio. Bati 2 gemas e pincelei as bordas. Depois enrolei cada uma como rocambole.

Uni as pontas, dobrei-as para baixo e trancei os 3 rolos, formando uma trança grande. Coloquei em assadeira untada, cubri e deixei crescer novamente.

Depois, pincelei a trança com a gema restante e assei em forno moderado preaquecido (180°C) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Polvilhei açúcar de confeiteiro depois de fria.

# Se você preferir poderá fazer 2 tranças menores que fica legal também.


Nenhum comentário: