terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Maionese Caseira


Aprendi a fazer esta maionese caseira com minha sogra e desde então, não vou dizer pra você que nunca mais usei maionese comprada pronta, porque na pressa vale aquele velho ditado "se não tem tu...vai tu mesmo". Mas isso só vale para acompanhar aquele lanchinho básico.

Agora, quando faço salada de maionese, aí não tem jeito... recorro à minha maionese caseira feita à mão mesmo. E essa não tem perigo de desandar, dá super certo.
Fica divina, maravilhosa e muito mais gostosa!

Faço assim:
Coloco num refratário pequeno 1 gema de ovo cozido  (desmancho bem com um garfo pra não ficar pelotinhas) + 1 gema de ovo cru (passo na peneira pra pele não ir junto).

Com a ajuda de um fouet, vou mexendo, acrescentando óleo de milho aos poucos ( fiozinhos) e gotas de vinagre e mexe...mexe...mexe.

Então, coloco uma pitada de sal e uma colher (café) de mostarda e continuo nesse passo... óleo de milho aos poucos (paro e mexo) + gotinhas de vinagre (bem pouco) e mexo. O lance é mexer, não tem segredo.

Se você provar esta maionese, nunca mais vai querer outra, o sabor é incomparável. Isto é bom pacas!!

6 comentários:

Clarice disse...

Oi, adorei essa receita, a minha avó fazia desse jeito, mas eu não sabia como era.Ficou muito boa, obrigada.

Unknown disse...

Oi Clarice?!Q bom que vc gostou!!
E fácil de fazer né? O difícil é usar a do vidrinho, depois q vc sente o saborzinho dessa maionese caseira...Beijokas.

Unknown disse...

Menina, estava doida por uma receita de maionese caseira perfeita.Taí, vou fazer e depois te conto, tá? Obrigada por compartilhar. Beijos.

Diana disse...

Essa maionese caseira é realmente deliciosa. Mas aindão não experimentei fazer com o óleo de milho, apenas o de soja.

Unknown disse...

Diana, experimenta com o de milho vc vai adoooorar! O de milho é mais suave e o de soja tem um gosto mais forte...beijkas

Anônimo disse...

Acabei de fazer a receita está aprovadíssima obrigada.