terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tainha no Forno


Receitinha fácil, gostosa e saudável esta tainha no forno. Sou super fã, aliás por mim pintava peixe todos os dias aqui em casa... 
Bom, pra mim dia de peixe assado é dia de banquete, porque além de gostar muuuuito, basta um arrozinho branco fumegando, uma saladinha básica e aquele vinhozinho pra acompanhar... pronto... tá feito o banquete e já pintou um clima.

Além do que, tem coisa mais fácil do que reunir todos os ingredientes num refratário e botar no forno? Hãn?Praticidade total!!

Minha tainha tinha um pouco mais de 1 quilo.

Peixe limpo, lavei e enxuguei. Fiz uns 3 cortes transversais.

Temperei um dia antes com suco de 1 limão, sal, pimenta-do-reino, 3 dentes de alho esmagados, folhinhas de louro rasgadinhas e esfreguei esse tempero por dentro e por fora.

No outro dia, fiz uma cama no refratário com 5 tomates picados (tirei as sementes), 3 cebolas cortadas em rodelas e 1 pimentão verde cortado em tirinhas e sal. Coloquei a tainha em cima disso tudo. Coloquei mais 2 cebolas cortadas em pedaços grossos, espalhei galhinhos de alecrim, corrigi o sal.

Como eu não resisto, colhi galhinhos de salsinha e manjericão e botei dentro do peixe pra dar aquele aroma.

Isto feito, coloquei 1 xícara de vinho branco seco nas laterais (não jogue em cima do peixe) e reguei tudo com azeite (agora sim, regue o peixe também).

Cobri o refratário com papel alumínio por uns 30 minutos em forno preaquecido ( médio pra forte). Depois disso, deixei o peixe dourar mais uns 15 minutos sem  o alumínio.

Mais fácil que isto... fala sério??  Ranguinho do bom!! Delícia!

Experimente também...

Peixe Assado Recheado com Camarão

3 comentários:

Débora CRos disse...

MAISA! Que show! Sabia de sua paixão pela culinária, mas não tinha dimensão do quanto ela era importante para você, parabéns! Fiquei feliz quando a Letícia me contou. Tenho confissões a fazer sobre minha relação com a cozinha, breve relatarei aqui. Já estou te seguindo, tá?
Grande abraço
Débora CRos
http://diariodacoordenacao.blogspot.com

Unknown disse...

Obrigada Déboraaaaaaaaaa!!!
Convido vc a participar ativamente deste blog,tá??
Já passei pelo seu blog, adoooorei!Parabéns!Beijokas!!

Simpson disse...

Obg pela receita, ela é muito saborosa!