O uso de ervas frescas na cozinha é fundamental para turbinar e dar aquele saborzinho especial a qualquer prato. Acontece que nem sempre temos por perto a erva que precisamos para determinadas receitas, e acabamos abrindo mão. Então, uma ótima opção é congelar as ervas que te encantam e tê-las no seu freezer a qualquer hora. Adorei esse truque, uma idéia bem bacana... não vejo a hora de colocar em prática.
Imagens e receita daqui.
Como Congelar Ervas Frescas
1. Escolha as ervas frescas mais firmes, de preferência do seu próprio jardim ou daquele vasinho que você tem lá na janela: alecrim, erva-doce, sálvia, orégano... Lave e seque bem.
2. Se quiser, pique em pedaços pequenos ou em ramos e folhas maiores.
3. Coloque em forminhas de gelo, ocupando o espaço cerca de 2/3 com as ervas.
4. É legal também, misturar as ervas como sálvia, tomilho e alecrim fazendo um *bouquet garni para adicionar às receitas.
5. Coloque azeite extra-virgem ou manteiga derretida, sem sal sobre as ervas.
6. Cubra com um filme plástico e leve ao freezer para congelar.
7. Retire os cubos congelados e guarde em pequenos sacos.
8. Coloque etiquetas em cada embalagem, com o tipo de erva que você usou.
*Bouquet Garni é uma mistura de ervas aromáticas: tomilho, louro e sálvia... muitas vezes acrescentando alho poró, orégano, alecrim, todos amarradinhos para temperar pratos e molhos.
8 comentários:
Que delícia!!!
Adorei a dica e o seu blog.
Já estou te seguindo. Espero que possamos trocar ainda muitas receitas.
Grande abraço
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Obrigada, Priscila
Será um prazer!bjs
Maísa achei super bacana esse post, eu que tenho dificuldade para cultivar ervas (nunca dão certo aqui em casa) vou fazer isso. Adorei. Bjos
ai eu adoreeeeeei as dica.
super legais.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Que bela dica, adorei, nas épocas certas de cada tempero é um ótima alternativa para termos sempre em casa. Super prático de usar.
Tenha uma ótima semana.
Amiga, uma ótima maneira de simplificar nosso trabalho diário. Bjs e obrigado!
Eu acho muito prático este jeito de conservar as ervas.eu costuma usar esta técnica pra aromatizar manteiga também,era muito bom!!!!
Maísa, que postagem bárbara! Utilizo muitas ervas em minha culinária e até tenho uma hortinha aqui. Mas nunca sabia o que fazer com o sobressalente. Amei a sua dica. Obrigada! Beijos, Paula
Postar um comentário