quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Bolo de laranja e bananas carameladas

Este bolo é daqueles que quando você pergunta "Cadê?" alguém responde "Acabou!" Não fica aquele bolãaao alto, e o gostinho da laranja misturado com o caramelo da banana  fica divinamente irresistível ! Esta receita já tenho faz um tempão, é do chef Luiz Cintra, perdi a noção de quantas vezes já fiz esse bolo. Então, quando você der de cara com as bananas que você colocou ontem, ainda verdinhas na fruteira e hoje amanheceram pintadinhas ... aproveita e dá uma repaginada nas fofas ...

Bolo de laranja e bananas carameladas


Para o caramelo:
1 xícara de (chá) de açúcar
1/4 de xícara de (chá) de água
1/2 colher de (chá) de suco de limão
3 bananas nanicas (acho que usei umas 5)
Para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras de (chá) de açúcar
3/4 xícara de (chá) de óleo de canola
4 ovos separados
1 xícara de (chá) de suco de laranja
Faça assim:
Prepare o caramelo colocando numa panela pequena o açúcar, a água e o suco de limão.Leve ao fogo com a panela tampada e ferva por 3 minutos.Retire a tampa da panela e deixe a calda cozinhando até adquirir uma coloração dourada.Gire regularmente a panela para não queimar o caramelo.Retire imediatamente do fogo e despeje o caramelo em uma forma redonda de 30 cm sem furo no meio (eu usei uma de 25cm e ficou legal). Reserve.

Descasque as bananas e corte-as em fatias no sentido do comprimento. Arrume-as sobre o caramelo na forma.

Coloque no liquidificador o suco de laranja, o óleo, as gemas, o açúcar, a farinha de trigo e bata até obter um creme. Bata as claras em neve na batedeira.

Misture delicadamente as claras em neve com a base da massa salpicando com o fermento em pó e misturando para que ele se incorpore à massa. Despeje na forma e leve ao forno médio até dourar.

Deixe repousar por 10 minutos e desenforme ainda quente.

Nenhum comentário: