Páginas
▼
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Apfelstrudel
O apfelstrudel é uma sobremesa austríaca conhecida internacionalmente, na Alemanha é conhecida apenas por strudel. É um folhado de maçãs e passas, e quem experimenta... jamais esquece.
Minha sogra (austríaca) fazia divinamente, o dela era imbatível...Tive o prazer de experimentá-lo diversas vezes quando ia visitá-la e ela ainda fazia questão de me dar sempre um pedacinho embrulhado cuidadosamente pra eu comer no dia seguinte. Claro que eu não me fazia de rogada e pegava rapidinho... Ela sabia que eu a-do-ra-va!
Agora, o mais sensacional, foi vê-la fazer o apfelstrudel... Gente, vocês não tem noção... eu ficava espantada!! É... porque a bolinha de massa ia sendo esticada...esticada...puxa daqui...puxa dali... e a massa ficava do tamanho da mesa. Ela ia esticando com o dorso das mãos e a massa ia ficando fininha e cada vez mais transparente.
Momentos únicos, inesquecíveis e deliciosos, que o "estar" na cozinha ao lado de pessoas queridas, nos proporciona!!! Amém!
Eu fiz no olhômetro... mas, vamos lá...
Peneirei numa vasilha 400 g de farinha de trigo e uma pitada de sal. Abri uma cova no meio e coloquei 4 colheres (sopa) de água morna, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e 1 ovo pequeno batido.
Misturei com uma colher de pau e depois fui trabalhando a massa com as mãos, amassando e sovando,dando batidas com a massa na bancada (aproveita e descarrega toda energia acumulada rsrsrs). Trabalhei a massa por uns 10 minutos. Deixei a massa descansando por umas 2 horas (ela não cresce, só fica elástica).
Ok. Estendi uma toalha na mesa, polvilhei um pouco de trigo (pouco), abri a massa com um rolo e depois fui esticando a massa com o dorso das mãos e puxando com as pontas dos dedos com bastante cuidado para não rasgá-la, até deixá-la transparente.
Quando achei que já havia esticado o bastante, cortei as beiradas com uma faca.
Para o recheio usei: 5 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas, 100 g de uva-passa escura e sem caroço (eu usei a clara e a escura), 4 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (chá) de canela em pó, 3 colheres (sopa) de farinha de rosca.
Usei também 2 colheres (sopa) de açúcar e sumo de 1 limão para polvilhar as maçãs assim que descascá-las; rum para molhar a uva-passa.
Descasquei as maçãs, tirando os miolos e os caroços. Cortei em fatias finas, polvilhei com as 2 colheres de açúcar e juntei o sumo de limão. Mexi e reservei.
As uvas-passas deixei embebidas com um pouquinho de rum.
Obs: Quando for utilizar as maçãs e as uvas-passas, escorrer bem o líquido acumulado.
Massa bem esticadinha, derreti a manteiga e com um pincel fui besuntando a massa.
Em seguida, salpiquei a farinha de rosca, fui espalhando as maçãs de uma ponta até a metade da massa (não espalhe o recheio na massa toda, sempre até a metade), depois espalhei por cima as uvas-passas. Salpiquei o açúcar e a canela. Se quiser pode colocar também casca de limão ralado.
Isso feito, dobrei para dentro as duas laterais e com a ajuda da toalha fui enrolando como rocambole.
Tranferi o apfelstrudel para uma forma untada com manteiga e besuntei ele todinho também.
Levei para assar l0 minutos em temperatura alta e reduzi para o forno médio por 30 minutos.
Depois que a maravilha saiu do forno, peneirei por cima açúcar de confeiteiro. Falar mais pra quê?!Bom demais!! Sem falar no perfume das maçãs que ficou no ar...
Morri de saudade do strudel da minha avó alemã agora! Lindo, Maísa! E dá um trabalhão... :D
ResponderExcluirÉ verdade, mas o resultado dessa delícia compensa qualquer trabalho, além de ser divertido também! Obrigada Pat!!
ResponderExcluirAdorei esta estória de mostrar as fotos do passo a passo.
ResponderExcluirEstou com água na boca. Adoro strudel!!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!!
Obrigada, Cecília! E bem-vinda a minha cozinha!!!Beijocas!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEstou xeretando seu blog...
Muito legal. Parabéns..
Patricia Anselmi
Oi,Patricia! Fique à vontade para xeretar o quanto quiser...Seja bem-vinda a esta cozinha!!Bjo.
ResponderExcluir