terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caponata de Abobrinha

A caponata é um prato vegetariano preparado a base de berinjelas, tomates, vinagre e outros legumes. O ideal é não consumir na hora e deixar curtindo, para que o sabor seja realçado. O bacana é guardar dentro de vidros esterilizados e utilizar alguns dias depois, gelada, com pães, massas ou como salada mesmo. É conhecida como um antepasto italiano ( se bem que há dúvidas de sua criação na Espanha) e chegando aqui, passou pela criatividade brasileira...

domingo, 28 de novembro de 2010

Trança de Chocolate e Damasco

Sabe aqueles dias que você acorda com uma preguiça daquelas, a fim de nadica de nada?! Aliás, já acionei meu piloto automático, porque hoje ...nem com reza brava!
Mas, como não fico longe da minha cozinha, fiz uma trança de tirar o fôlego. Claro, quanto mais doces forem os momentos... melhor!! Esta trança é de chocolate com damasco; absolutamente linda, crocante por fora, macia por dentro! Um arraso!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bolo de Maçã e Chocolate


Curto uma sofisticaçãozinha de vez em quando, mas sou adepta mesmo da simplicidade diária, tanto dentro da cozinha como fora dela. Portanto, é um bolo simples, rápido, facílimo de fazer, mas com um sabor único.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Peixe Assado Recheado com Camarão

Falar desse peixe é chover no molhado... Peixe Assado com Recheio de Camarão é pra deixar você rindo à toa o resto do dia. Sucesso na certa!
Sabe aquele ditado que diz "com um limão você faz uma limonada"??
Parafraseando "com um belo pescado, você faz um bom assado!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pão de Linhaça

Já deu pra notar que estou na fase de pães, aliás ultimamente ele está reinando total na minha cozinha.
Esta receita tirei do meu caderninho de "receitas secretas". E como na cozinha, o que vale é inventar...eu estrapolei desta vez. Na verdade, era pra ser chamado de pão de ervas, porque eu coloquei todas que eu tinha direito e a linhaça, evidentemente. Exagerada??? Não, só um pouquinho...Oras, deu super certo!! Macio, saboroso, perfumado e teve gente que comeu de uma bocada só!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pão de Milho


Hoje, a idéia era testar uma receita que eu já tinha separado fazia um tempão. Mas, antes, quero deixar registrado aqui, minha paixão desvairada por creme de milho, milho assado, cozido, bolo de milho, curau, pamonha, enfim, qualquer prato que leve esse cereal tão nutritivo.
A receita rendeu tanto (duas assadeiras), que acabei distribuindo alguns pães quentinhos... pra felicidade geral da galera!! Delíiiicia!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apfelstrudel



O apfelstrudel é uma sobremesa austríaca conhecida internacionalmente, na Alemanha é conhecida apenas por strudel. É um folhado de maçãs e passas, e quem experimenta... jamais esquece.

sábado, 13 de novembro de 2010

Pavê 3 cores

Este pavê aprendi com minha mãe, é bem conhecido pelo pessoal lá de casa; é fácil e delicioso. É o tipo da sobremesa que não fica rolando, acaba rapidinho e a galera... sempre pede bis!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Panetone


Se você é daquelas que nunca havia feito um panetone em toda a sua vida (como eu!), porque achava complicado, ou mais prático comprar pronto, provar todas as marcas, pra ficar depois comparando um com o outro... Agora, chegou a sua vez de provar que é capaz!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Suco de Verão

Afff! Gente...que calor é esse! Ainda não tá na hora, mas o verão já está batendo na porta querendo entrar.
E com a alta temperatura o consumo de liquido também aumenta. Quanto a mim, parece que já nasci com uma garrafa de água na mão (ainda bem que é água, né?), isso em dias normais. Agora, um dia quente como o de hoje, só água não me satisfaz...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bolo de Maçã e Frutas Secas


Afff! Gente...que calor é esse! Ainda não tá na hora, mas o verão já está batendo na porta querendo entrar.
E com a alta temperatura o consumo de liquido também aumenta. Quanto a mim, parece que já nasci com uma garrafa de água na mão (ainda bem que é água, né?), isso em dias normais. Agora, um dia quente como o de hoje, só água não me satisfaz... Sendo assim, fui pesquisar nos blogs amigos, um suco diferente, que além de matar a sede desse uma sacudida ...porque o bicho tá pegando !

sábado, 6 de novembro de 2010

Geléia de Amora


Como a colheita de amoras foi farta, a pedida foi fazer geléia... e olha, ficou tão gostosa que acabou virando campeã aqui em casa! Olha só... dá pra resistir??!? Obrigada, Mãe Natureza!!!!!

                                                              Geléia de Amora

A geléia não tem muito segredo... eu lavei bem (deixei os cabinhos) e coloquei no liquidificador com um pouquinho da água, só pra bater (reservei algumas inteiras).

Depois de batido, peguei o líquido, passei na peneira , fui medindo com um copo e colocando numa panela.
Para cada medida de suco, 1 medida de açúcar.

Levei para cozinhar até o ponto de geléia; coloquei algumas inteiras também pra dar um charme extra. Mexi de vez em quando. Aproveitei e botei 3 pires no freezer para testar  o ponto da geléia ( 3 pra garantir, tá fofa?!). E aí botei o olhômetro pra funcionar...

Dica: A geléia quando está no ponto tem a consistência mole...depois que esfria ela fica mais firme. Portanto, acione o olhômetro e quando você achar que está no ponto, tire um pires do freezer e pingue um pouco da geléia; o chocão térmico faz a geléia ficar pastosa e se você virar o pires e a geléia não cair no seu pé...Yes, está no ponto,baby! Não tem erro!

# Os vidros já devem estar esterelizados e a geléia deve ser colocada dentro deles ainda quente, vedados  e virados de cabeça pra baixo até esfriarem; só então colocados na geladeira.


Bolo de Amoras do Sítio


Tive o privilégio de passar um dia inteirinho no sítio, entre montanhas... muito verde...muitos pássaros e muuuitas frutas. A amoreira dessa vez caprichou no visual! Carregadinha! Linda! É claro que fiz uma grandiosa colheita... e coloquei o marido pra catar as amoras também ! Depois...bora pra cozinha!! 

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Papelotes de Sardinha


Hoje incluí no cardápio aqui de casa as aventureiras dos mares... As famosas, saborosas e populares... tcharan...sardinhas! Elas estavam fresquinhas: olhos brilhantes, brânquias avermelhadas e o cheirinho característico de uma boa sardinha fresca, como tem que ser!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bolo de Fubá Xocalho

Cheguei da academia (sim... porque não  só de cozinha, vive uma mulher, né?!) com uma receitinha que a Julieta me enviou via "seu marido Zé". Já entrei em casa conferindo os ingredientes... 
Gente, esse bolo é um es-cân-da-lo! Fofíssimo, saboroso, rápido, no tamanho certo, e o mais importante... você não tem louça pra lavar depois!! Não acredita?? 
Então confira... vê se é ou não é uma boa pedida?!?

Maminha na Panela de Pressão

Adoro receitas feitas na panela de pressão pela praticidade e pelo resultado.
É o caso desta maminha que ficou macia, deliciosa e beeeeem temperadinha.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pudim de Leite Condensado

O simpático e singelo Pudim de Leite Condensado é a sobremesa que mais rola aqui em casa, com disputa até o último pedacinho. Tenho uma conexão fortíssima com ele...
Uma sobremesa conhecidíssima, com gostinho de casa de mãe, super simples de fazer, com sua calda de caramelo que vem para incrementar ainda mais essa delícia. Por falar nisso... eu não conheço ninguém que não goste desse pudim, e você?... 

Fatias Húngaras ou Chinequinhos


Estas fatias húngaras além de deliciosas, são super macias e o toque especial das uvas-passas, é uma loucura... Pura delícia!

Costelinha de Porco Assada


Ontem fiz costelinha de porco assada no forno... o povo adorou! Modéstia à parte estava ma-ra-vi-lho-sa! É muito fácil e muito prática... rango nota 10... confira!
É diferente dessa, que também fica um espetáculo, bem temperadinha...